quarta-feira, 2 de maio de 2012

Troca de Correia Dentada HR/Bongo K2500

   Bem, hoje vamos falar um pouco sobre as correias dentadas desses dois carros: suas funções, características, manutenção e afins.


   A função da correia dentada é manter o sincronismo do motor, entre o comando de válvulas e o virabrequim, permitindo que o motor trabalhe de forma perfeita, garantindo uma ótima queima de combustível, torque e potência. 

   Normalmente, troca-se a correia de forma preventiva, a cada 60.000 km rodados. Dessa forma, evita-se a quebra das mesmas, e eventuais danos ao motor.


   É importante lembrar que ao trocar as correias, o ideal é trocar também os tensores (esticadores, polias, ou qualquer um dos vários nomes dados à essa peça). Ou seja, o certo é trocar o kit completo.


   A função do tensor, como o próprio nome diz, é evitar qualquer tipo de folga na correia, fazendo com que ela trabalhe sempre esticada.


   Infelizmente, não existem 'sintomas' que precedem a quebra da correia dentada. São defeitos 'silenciosos', e por isso mesmo devem ser prevenidos.


   Em caso de quebra, normalmente ocorre o empenamento das válvulas, o que compromete o motor e demanda o serviço de retífica de cabeçote.


   Porém, existem alguns sinais visíveis que podem ser percebidos pelo proprietário/motorista que trabalha com esse tipo de veículo.



Correia dentada usada.



Correia dentada nova.

   O  principal, e mais fácil de ser visualizado, é o 'trilho' que se forma na correia durante o uso. Essa marca é feita pelo tensor, pelo uso contínuo. Ao perceber a formação desse trilho,  já sabemos que está na hora de trocar o kit de correias dentadas.

   Ao instalar a correia, segue-se a seguinte ordem: a correia é encaixada na engrenagem do virabrequim, depois na polia da bomba injetora, na polia do comando de válvulas, e finalmente, no tensor de correia.

   No caso da HR e do K2500, que são carros turbinados, existe um modelo de correia (a maior), da marca Dayco, que é reforçada, própria para carros mais fortes. 

   Lembre-se: Verifique sempre as correias dentadas, faça a troca preventiva do kit, tenha o hábito de verificar a água e o óleo, que a chance do carro ter problemas, principalmente no motor, é muito menor.

   Caso queira trocar o seu kit em um local especializado e responsável, ligue para a Oficina Da Vinci, no telefone (11) 5011-5867.


*Agradecimentos especiais ao mecânico Alexandre, da Oficina Da Vinci, pela oportunidade de acompanhar o processo de instalação das correias, e às informações técnicas.


**Créditos: Matheus Guimarães Balle.
                                                  


17 comentários:

  1. Parabéns, objetivo e conciso, transmite confiança. Como também tenho oficina sei que o melhor é vender sua boa imagem, não o serviço. Continuem assim, e Deus os abençoe.

    Marcos

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    1. Obrigado, Marcos. O nosso blog atende tanto aos mecânicos, como aos proprietários destes veículos. Percebemos que existe uma carência de informações na internet, e resolvemos dividir o pouco que sabemos com a comunidade. Qualquer dúvida, ou pedido especial de matéria, é só chamar.

      Att,
      Matheus Guimarães Balle.

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  2. Ola seu comentário é excelente, mas estou precisando de uma
    informação ou seja o sincronismo para troca da correia dentada do hyundai hr
    será que você tem para compartilhar
    meu e-mail é benedito.san@globo .com

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  3. ola gostaria de saber se o kia bongo 2013 regula automaticamente os freios traseiros obrigado

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  4. quando o hr começa aacender a luz de falha no motor apenas em subida de serras qual e o problema

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  5. gostaria que você me ajudasse como se troca a correia dentada do carro HR da hyundai.

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  6. Boa tarde! Tive um problema inusitado com meu Kia Bongo K2500. O tanque de combustível amassou sozinho, como se tivesse sido "chupado" pela mangueira. Pq isso ocorreu e como estou tendo dificuldades de encontrar um tanque novo, posso adaptar de outro veículo e qual seria esse veículo?

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  7. Boa tarde! Tive um problema inusitado com meu Kia Bongo K2500. O tanque de combustível amassou sozinho, como se tivesse sido "chupado" pela mangueira. Pq isso ocorreu e como estou tendo dificuldades de encontrar um tanque novo, posso adaptar de outro veículo e qual seria esse veículo?

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  8. Bom dia, ouvi dizer que as HRs modelo novo são correntes e a troca seria na casa dos 140 mil km, isso procede?
    Grato!

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  9. O fabricante diz q se troca a correia dentada (HR) cada 50 mil e não 60 mil

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    1. O fabricante diz que se troca a correia dentada (HR) cada 50 mil e não 60 mil.

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  10. pois e ,eu tenho um kia bongo ano 2010 uso o carro pra serviço e passeio levo meu filho de 5 anos,mandei trocar balancim das valvulas pois estavam ruim nesta oficina,fui para o litoral com minha familia ,notei vazamento na tampa de valvulas ,levei o carro novamente nesta oficina,pois estava em garantia,guando o outro mecanico ,pois sao varios ali,retirou a tampa tinha duas porcas do balancim caidas ,e o mecanico me perguntou onde tinha feito este serviço eu disse aqui,nisto o outro mecanico responsavel pelo serviço deu um chapel em mim,saindo fora.no outro dia peguei ele,que ja era de esperar negou tudo.nunca mais levei meu carro nesse lixo de oficina,pois poderia ter acontecido um acidente gravi comigo e minha familia .hoje estou fazendo curso de mecanica diesel no senai ,graças a deus

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  11. Meu Mecanico tirou a correia pequena dentada disse que não preacisa fique preocupado ....comprei so a grande qual problema pode acontecer ???

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    1. irmao essa tambem eu gostaria de saber, se te responderam manda a resposta para mim no meu email maurogoliveira@outlook.com

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  12. Muito satisfeito com a forma de explicar perfeito

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