quarta-feira, 2 de maio de 2012

Troca de Correia Dentada HR/Bongo K2500

   Bem, hoje vamos falar um pouco sobre as correias dentadas desses dois carros: suas funções, características, manutenção e afins.


   A função da correia dentada é manter o sincronismo do motor, entre o comando de válvulas e o virabrequim, permitindo que o motor trabalhe de forma perfeita, garantindo uma ótima queima de combustível, torque e potência. 

   Normalmente, troca-se a correia de forma preventiva, a cada 60.000 km rodados. Dessa forma, evita-se a quebra das mesmas, e eventuais danos ao motor.


   É importante lembrar que ao trocar as correias, o ideal é trocar também os tensores (esticadores, polias, ou qualquer um dos vários nomes dados à essa peça). Ou seja, o certo é trocar o kit completo.


   A função do tensor, como o próprio nome diz, é evitar qualquer tipo de folga na correia, fazendo com que ela trabalhe sempre esticada.


   Infelizmente, não existem 'sintomas' que precedem a quebra da correia dentada. São defeitos 'silenciosos', e por isso mesmo devem ser prevenidos.


   Em caso de quebra, normalmente ocorre o empenamento das válvulas, o que compromete o motor e demanda o serviço de retífica de cabeçote.


   Porém, existem alguns sinais visíveis que podem ser percebidos pelo proprietário/motorista que trabalha com esse tipo de veículo.



Correia dentada usada.



Correia dentada nova.

   O  principal, e mais fácil de ser visualizado, é o 'trilho' que se forma na correia durante o uso. Essa marca é feita pelo tensor, pelo uso contínuo. Ao perceber a formação desse trilho,  já sabemos que está na hora de trocar o kit de correias dentadas.

   Ao instalar a correia, segue-se a seguinte ordem: a correia é encaixada na engrenagem do virabrequim, depois na polia da bomba injetora, na polia do comando de válvulas, e finalmente, no tensor de correia.

   No caso da HR e do K2500, que são carros turbinados, existe um modelo de correia (a maior), da marca Dayco, que é reforçada, própria para carros mais fortes. 

   Lembre-se: Verifique sempre as correias dentadas, faça a troca preventiva do kit, tenha o hábito de verificar a água e o óleo, que a chance do carro ter problemas, principalmente no motor, é muito menor.

   Caso queira trocar o seu kit em um local especializado e responsável, ligue para a Oficina Da Vinci, no telefone (11) 5011-5867.


*Agradecimentos especiais ao mecânico Alexandre, da Oficina Da Vinci, pela oportunidade de acompanhar o processo de instalação das correias, e às informações técnicas.


**Créditos: Matheus Guimarães Balle.
                                                  


6 comentários:

  1. Parabéns, objetivo e conciso, transmite confiança. Como também tenho oficina sei que o melhor é vender sua boa imagem, não o serviço. Continuem assim, e Deus os abençoe.

    Marcos

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    1. Obrigado, Marcos. O nosso blog atende tanto aos mecânicos, como aos proprietários destes veículos. Percebemos que existe uma carência de informações na internet, e resolvemos dividir o pouco que sabemos com a comunidade. Qualquer dúvida, ou pedido especial de matéria, é só chamar.

      Att,
      Matheus Guimarães Balle.

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  2. Ola seu comentário é excelente, mas estou precisando de uma
    informação ou seja o sincronismo para troca da correia dentada do hyundai hr
    será que você tem para compartilhar
    meu e-mail é benedito.san@globo .com

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  3. ola gostaria de saber se o kia bongo 2013 regula automaticamente os freios traseiros obrigado

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  4. quando o hr começa aacender a luz de falha no motor apenas em subida de serras qual e o problema

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  5. gostaria que você me ajudasse como se troca a correia dentada do carro HR da hyundai.

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