terça-feira, 15 de maio de 2012

Decodificando o número de chassis

   No post anterior, falamos sobre a localização do número de chassis, e a sua importância.Hoje vamos saber um pouco mais sobre a história dele, e como ler esse número (Isso mesmo: LER! Surpreso?)


   O Vehicle Number Identification (VIN), ou o NIV (Número de identificação do veículo) como é mais conhecido no Brasil, é um número de série único usado pela indústria automotiva para identificar os veículos automotores individualmente. 




Exemplo de NIV em um automóvel. 


   Ele começou a ser utilizado pelas indústrias instaladas em Detroit, nos E.U.A, em 1954. Detroit é considerada o berço do automobilismo moderno, já que foi o primeiro polo industrial de automóveis a produzi-los em massa. De 1954 até 1981, não existia uma forma padronizada de identificação através da numeração de chassis. Ou seja: Cada fabricante adotava uma forma de identificação através da numeração, e isso acabava causando um grande problema para identificar cada carro, pois existiam diversos fabricantes utilizando marcações semelhantes.

   Por isso, no ano de 1981, a National Highway Traffic Safety Admnistration, dos E.U.A., homologou um formato padrão. A partir da implantação, todo veículo que andasse sobre estrada vendido pelas fábricas, deveria conter um VIN com 17 números, e não poderia conter as letras 'I' (i), 'O' (o) e 'Q' (q), pois as mesmas se assemelham aos numerais '1' e '0', e dessa forma, evitar confusões.

   Com esse número, os donos ou compradores de carros poderiam saber a procedência real do carro, e se o mesmo está legalizado perante o órgão responsável. 

   Agora que já conhecemos o que é o 'número do chassis', podemos continuar, e descobrir como ele funciona.

   A regra do VIN é mundial, e foi implantada no Brasil no ano de 1986, com o nome de 'Norma ISO 3779'. A sua configuração é feita nessa ordem:


Codificação do VIN


* Os 3 primeiros caracteres identificam qual a nacionalidade de FABRICAÇÃO do carro;

* Os próximos 5 números identificam os atributos do veículo, como por exemplo: freio abs, air bags e etc;

* O nono digito é o chamado 'digito verificador'. Ele serve como um digito especial, para gerar o máximo de possibilidades diferentes;

* O décimo digito identifica o ano do modelo;

* Já o décimo primeiro, é o digito identificador da localidade da fábrica em que o veículo foi MONTADO;

* Do décimo segundo até o décimo sétimo, é o número sequencial de fabricação do veículo. Ou seja, ele identifica quantos outros veículos foram produzidos antes desse. 

   No caso dos primeiros 3 digitos, temos as seguintes fórmulas:

*A até H : África;

*J até R: Ásia;

*S até Z: Europa;

*1 até 5: América do Norte;

*6 até 7: Oceania;

*8 até 9: América do Sul.

   No caso do Brasil, os identificadores são de 9A até 9E e de 93 até 99

   Agora, com essas informações, podemos até brincar de descobrir mais informações sobre os nossos carros, saber de onde vieram, quais as suas características e etc.

   Caso o assunto tenha interessado, podem pedir para que nós postemos mais sobre o assunto, ou sobre outras curiosidades dos carros.


Créditos: Matheus Guimarães Balle.

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