O Vehicle Number Identification (VIN), ou o NIV (Número de identificação do veículo) como é mais conhecido no Brasil, é um número de série único usado pela indústria automotiva para identificar os veículos automotores individualmente.
Exemplo de NIV em um automóvel.
Ele começou a ser utilizado pelas indústrias instaladas em Detroit, nos E.U.A, em 1954. Detroit é considerada o berço do automobilismo moderno, já que foi o primeiro polo industrial de automóveis a produzi-los em massa. De 1954 até 1981, não existia uma forma padronizada de identificação através da numeração de chassis. Ou seja: Cada fabricante adotava uma forma de identificação através da numeração, e isso acabava causando um grande problema para identificar cada carro, pois existiam diversos fabricantes utilizando marcações semelhantes.
Por isso, no ano de 1981, a National Highway Traffic Safety Admnistration, dos E.U.A., homologou um formato padrão. A partir da implantação, todo veículo que andasse sobre estrada vendido pelas fábricas, deveria conter um VIN com 17 números, e não poderia conter as letras 'I' (i), 'O' (o) e 'Q' (q), pois as mesmas se assemelham aos numerais '1' e '0', e dessa forma, evitar confusões.
Com esse número, os donos ou compradores de carros poderiam saber a procedência real do carro, e se o mesmo está legalizado perante o órgão responsável.
Agora que já conhecemos o que é o 'número do chassis', podemos continuar, e descobrir como ele funciona.
A regra do VIN é mundial, e foi implantada no Brasil no ano de 1986, com o nome de 'Norma ISO 3779'. A sua configuração é feita nessa ordem:
Codificação do VIN
* Os 3 primeiros caracteres identificam qual a nacionalidade de FABRICAÇÃO do carro;
* Os próximos 5 números identificam os atributos do veículo, como por exemplo: freio abs, air bags e etc;
* O nono digito é o chamado 'digito verificador'. Ele serve como um digito especial, para gerar o máximo de possibilidades diferentes;
* O décimo digito identifica o ano do modelo;
* Já o décimo primeiro, é o digito identificador da localidade da fábrica em que o veículo foi MONTADO;
* Do décimo segundo até o décimo sétimo, é o número sequencial de fabricação do veículo. Ou seja, ele identifica quantos outros veículos foram produzidos antes desse.
No caso dos primeiros 3 digitos, temos as seguintes fórmulas:
*A até H : África;
*J até R: Ásia;
*S até Z: Europa;
*1 até 5: América do Norte;
*6 até 7: Oceania;
*8 até 9: América do Sul.
No caso do Brasil, os identificadores são de 9A até 9E e de 93 até 99.
Agora, com essas informações, podemos até brincar de descobrir mais informações sobre os nossos carros, saber de onde vieram, quais as suas características e etc.
Caso o assunto tenha interessado, podem pedir para que nós postemos mais sobre o assunto, ou sobre outras curiosidades dos carros.
Créditos: Matheus Guimarães Balle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário