segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cuidados com o sistema de suspensão

   O sistema de suspensão evoluiu muito. Surgiu com os primeiros feixes de mola, com amortecedores de cinta, e chegou aos dias atuais com soluções como o sistema de controle hidráulico.
   Os conjuntos modernos integram programas eletrônicos, com sensores que monitoram desde a altura do carro em relação ao solo, até a sua estabilidade.


   Se tiver problemas, a suspensão não absorverá de forma eficaz as irregularidades do solo. Isso fará com que os solavancos sejam transmitidos aos ocupantes do veículo.


   Segundo Paulo Lozano, diretor Técnico da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), para que tudo funcione bem, o veículo precisa estar corretamente alinhado e balanceado. "Recomendo que alem do balanceamento e alinhamento, em média a cada 10 mil km, o condutor faça o rodízio dos pneus.      Dessa forma, quando o carro estiver suspenso para a troca, é possível verificar outros componentes.


Lozano recomenda que o caso do motorista perceber anormalidades, deve levar imediatamente o veículo para a revisão. "Batidas fortes em obstáculos também requerem cuidados. Com a pancada, alguma peça pode te sido deformada.", ele explica.


   Segundo o engenheiro, a troca de amortecedores, bandejas, quadros de suspensão, pivôs e molas, não pode ser feita de forma aleatória. "As substituições das peças precisam seguir o que recomenda o manual do veículo. Mas, dependendo de como o carro é utilizado, esse prazo pode ser alterado.


   Os amortecedores devem ser substituidos quando estiverem amassados, com quebra nas fixações ou com vazamento de óleo. Também é recomendável a troca se o veículo apresentar falta de aderência ao asfalto. 


Os principais componentes:


Amortecedor: Em caso de pane, haverá dificuldade no controle do veículo em curvas e frenagens, 'pulos' das rodas e desgaste prematuro ou irregular dos pneus e componentes da suspensão.




Amortecedor Traseiro HR.

Bandeja: Peça de ligação entre a roda e o chassis do carro. Sua construção é formada por uma estrutura estampada, forjada ou fundida, buchas e pivô.


Quadro de suspensão: Serve para dar sustentação aos componentes da suspensão, além das rodas do carro.


Pivô: É um componente que quando apresenta folga, pode até permitir que a roda caia.


Mola: Principal elemento elástico da suspensão. Trabalha em tempo integral, pois permanece acionada pelo peso da carroceria e carga.






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