A potência absorvida pelo turbo, comparada com o ganho de potência do motor é muito vantajosa e, por isso, obtêm-se motores com combustão mais eficiente e com níveis menores de emissão de poluentes.
Turbina HR/K2500 (Foto: Rodrigo Vismara)
Sabemos, entretanto, que os turbos trabalham com rotações altíssimas, (até 120.000 rpm), e sob alta temperatura (até 750°C).
Na relação abaixo, colocamos algumas orientações para você que é condutor de veículos turbinados, ou mecânico que realiza manutenção em tais carros, abordando cuidados essenciais para obtermos maior rendimento, bem como aumentar a durabilidade do turbo.
1- Na partida: Deixar o motor em marcha lenta de 3 a 5 minutos antes de iniciar a operação, com a finalidade de permitir pressão e temperatura adequados para o óleo lubrificante;
2- Durante o uso: Não permitir que o motor trabalhe em marcha lenta por mais de 10 minutos, para evitar que haja vazamento de óleo pelo coletor de escape, contaminação do óleo de cárter, e consequente espelhamento das camisas do bloco;
3- Na parada do carro: Manter o motor em marcha lenta de 3 a 5 minutos, no intuito de baixar a temperatura do óleo lubrificante. Isso evitará a formação de carvão, laca e verniz no eixo do turbo, que provoca desgaste acelerado de seus componentes;
4- Na manutenção preventiva: Trocar o óleo do motor e filtros de óleo dentro do prazo, e utilizar óleo com a mesma viscosidade recomendada pelo fabricante do automóvel, e do mesmo tipo (Mineral, semi-sintético ou sintético);
5- No dia-a-dia: Observar a restrição do filtro de ar. Caso o filtro de ar esteja muito sujo, o óleo lubrificante acaba depositando no coletor de admissão, nas válvulas, ou até nos anéis de pistão.
6- Nunca dar partida no motor, sem o filtro de ar;
7- Caso o turbo seja removido do carro, ao instalá-lo novamente, ou instalar um novo, deve-se encher a sua galeria de lubrificante limpo, antes de ser conectada à mangueira de lubrificação;
8- Nas revisões periódicas, medir as folgas radiais e axiais;
9- Examinar a tubulação do retorno, principalmente se há vazamentos ou estrangulamentos de mangueira. Recomendamos, também, que o motorista/dono do carro fique sempre atento a ruídos, vazamentos anormais ou consumo de combustível excessivo. Um problema detectado no início, é mais fácil de resolver;
10- Na instalação: Lavar o radiador do intercooler;
11- Retificar o coletor de escapamento;
12- Retificar o coletor que prende na base quente da turbina.
Lembre-se sempre da importância da revisão da turbina do seu HR ou K2500!
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