Kit de embreagem VALEO, composta por Disco, Platô e Rolamento de Embreagem. (Foto: Rodrigo Vismara)
A seguir, apontamos algumas precauções na hora da instalação do kit de embreagem novo:
1- SEMPRE retificar o volante do motor. O disco de embreagem novo tem a sua superfície totalmente plana. O volante do motor passa por diversas mudanças de temperaturas, as mais variadas pressões, e acaba tendo pequenas deformações, sendo que algumas são invisíveis a olho nu. Ou seja, quando o disco NOVO entrar em contato com o o volante sem retífica, ele irá trepidar, e o desgaste da embreagem será muito maior;
2- Usar sempre uma ferramenta adequada para guiar o disco na instalação;
3- É importante soltar a regulagem no cilindro mestre de embreagem (o que vai no pedal), e quando for regular, deixar ele com algum tipo de folga;
4- Quando for necessário, verificar se houve desgaste no pedal;
5- Sempre verificar se há vazamentos nos cilindros e flexíveis de embreagem.
Essas são alguma precauções que o instalador deve tomar. Muitas fabricantes acabam anulando a garantia da embreagem, por causa da má instalação do kit.
Após a instalação bem sucedida, vem os cuidados com a embreagem enquanto dirigimos.
E são os seguintes:
1- Cuidado com o pé no pedal da embreagem. É um movimento tão natural, que as vezes o próprio motorista acaba 'descansando o pé' no pedal de embreagem. Isso faz com que haja um aumento de temperatura desnecessário no sistema, e gera um desgaste prematuro. Acredite: A necessidade de troca do kit, em sua grande maioria, deve-se a esse hábito;
2- Use o freio de serviço. É um pequeno vício, mas que causa grande desgaste na embreagem. Em subidas, no semáforo e afins, muitos trocam o uso dos freios de serviço (pedal), pela embreagem. Prefira sempre usar o freio do pedal;
3- Respeite sempre os limites do carro. Dar arrancadas com o carro carregado não é algo prudente, muito menos recomendado quando se trata da saúde da embreagem. Lembre-se: como qualquer peça do carro, quanto mais exigida, maior o desgaste;
4- Faça uma verificação regular dos cabos. Tente observar se o acionamento da embreagem está macio, progressivo e sem ruídos, ou seja, 'limpa'. Caso apresente alguma alteração nesses quesitos, o ideal é trocar o cabo antes que quebre.
5- Preste atenção nas reduções de marcha. Evite sempre ultrapassar o regime máximo de rotações do motor (indicado pelo conta-giros). Por exemplo, engatar a segunda marcha, com a velocidade de 120 km/h, pode quebrar o disco através da força centrífuga, imobilizando o veículo desta forma.
Particularmente, nós recomendamos duas marcas de kits de embreagem: Seco e Valeo.
As duas possuem qualidade semelhante, sendo que as duas são montadas na própria fabrica, em HRs e Bongos. A escolha depende do gosto do motorista, que se sente mais confortável entre uma e outra.
Seguindo essas recomendações, a sua embreagem com certeza irá durar mais!
Créditos: Matheus Guimarães Balle.
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