terça-feira, 8 de maio de 2012

Cuidados com as pastilhas de freio

   As pastilhas são uma parte muito importante dos freios. 
   Basicamente, o freio a disco (o que utiliza as pastilhas), funciona como o freio de bicicleta: As duas pastilhas se aproximam e entram em atrito com o disco de freio, reduzindo a velocidade do veículo. As mesmas devem ser verificadas regularmente, para que a integridade do sistema seja mantida. 

Pastilha da HR (Foto: Rodrigo Vismara)

   Em geral, cada pastilha de freio dura cerca de 20 mil km, em condições normais de uso, podendo variar para o peso que o veículo carrega diariamente, e se é um carro de circulação urbana. É bom verificar seu estado a cada 5 mil km, inclusive para verificar se não existem outros defeitos no sistema de frenagem.
   No entanto, normalmente, toda pastilha 'avisa' quando é hora de trocá-la.Isso ocorre porque as pastilhas vem com um indicador de desgaste, uma pecinha que, quando a pastilha estiver muito baixa, vai esbarrar no disco de freio e produzir o famoso chiado. 


Pastilha Bongo K2500 (Foto: Rodrigo Vismara)

   É bom lembrar que a troca das pastilhas é um procedimento relativamente fácil de se fazer, mas é necessária muita atenção. E de preferência, pedir para que o serviço seja feito por um mecânico de confiança.


   Após trocar sua pastilha de freio, só tome cuidado de evitar freadas bruscas nos primeiros 300 km, pois a mesma ainda estará assentando. Isso evita problemas logo após a instalação.

Créditos: Matheus Guimarães Balle

Nenhum comentário:

Postar um comentário