Basicamente, o freio a disco (o que utiliza as pastilhas), funciona como o freio de bicicleta: As duas pastilhas se aproximam e entram em atrito com o disco de freio, reduzindo a velocidade do veículo. As mesmas devem ser verificadas regularmente, para que a integridade do sistema seja mantida.
Pastilha da HR (Foto: Rodrigo Vismara)
Em geral, cada pastilha de freio dura cerca de 20 mil km, em condições normais de uso, podendo variar para o peso que o veículo carrega diariamente, e se é um carro de circulação urbana. É bom verificar seu estado a cada 5 mil km, inclusive para verificar se não existem outros defeitos no sistema de frenagem.
No entanto, normalmente, toda pastilha 'avisa' quando é hora de trocá-la.Isso ocorre porque as pastilhas vem com um indicador de desgaste, uma pecinha que, quando a pastilha estiver muito baixa, vai esbarrar no disco de freio e produzir o famoso chiado.
Pastilha Bongo K2500 (Foto: Rodrigo Vismara)
Após trocar sua pastilha de freio, só tome cuidado de evitar freadas bruscas nos primeiros 300 km, pois a mesma ainda estará assentando. Isso evita problemas logo após a instalação.
Créditos: Matheus Guimarães Balle
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