segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como encontrar o número do chassis do seu carro

    É algo que não prestamos muita atenção no dia a dia, mas de extrema importância. Basicamente, o número do chassis carrega todas as informações relevantes sobre a fabricação do veículo, e serve como um 'R.G.', guardando as devidas proporções.


   No próximo post, iremos esclarecer mais sobre o significado de cada parte do número de chassis.


   Na prática, o número de chassis é utilizado como identificação do carro, ao invés da placa. O número de chassis é gravado em peças de metal, e obrigatoriamente, uma das marcações é feita no bloco do motor. O número gravado deve ser igual a todos os outros gravados no veículo.


   Esse número ajuda a coibir o roubo de veículos. Por exemplo: Caso um carro seja roubado, o bloco de motor dele teoricamente não poderia ser usado em qualquer outro carro, por causa do número de chassis. É claro que existem casos em que o número é raspado, e um novo é gravado por cima. Mas caso o motor passe por perícia, a adulteração será flagrada.


   No caso de pedirem seu número de chassis, separamos dois locais onde o número é gravado.


   Bloco do motor: O famoso 'número do bloco'. Tiramos uma foto para ilustrar o local onde ele é gravado. Claro, não é o jeito mais fácil de encontrar o número do chassis, mas vale a pena conhecer.


Motor de HR/K2500 

   Como podemos ver na figura abaixo, existe um espaço somente para a marcação do bloco. Próximo ao cabeçote, existe uma proeminência do próprio bloco, em que o número é gravado. (Nota: No caso da foto, não conseguimos ver o número pois o mesmo está muito sujo, além da luminosidade do flash.   Normalmente, tira-se o decalque quando o número estiver apagado desse jeito.)

Localização do número no bloco do motor.

Carroceria: Já essa numeração, geralmente se encontra em uma espécie de 'caixinha'. Na cabine, do lado do passageiro, na lateral metálica próxima ao banco, existe uma tampinha preta, de encaixar. Ao soltar essa tampinha, encontramos o número gravado na carroceria.



Número do chassis gravado na carroceria, no lado do passageiro, ao lado do batente da porta.


Esperamos que essas dicas ajudem, e em breve, teremos um post sobre o significado de cada uma das partes do número do chassis.




Créditos: Matheus Guimarães Balle.

9 comentários:

  1. queria saber desse carro aonde eu encontro eu estou precisando e um passat alemão tiptronic turbo 1.8 2004/2005 eu nao achei no meu so na porta menos no motor.

    ResponderExcluir
  2. Aprenda a fazer o decalque do chassi do veículo e motor: http://www.despachante.com/blog/decalque-do-chassi/aprenda-a-fazer-o-decalque-do-chassi-programa-despachante-com/

    ResponderExcluir
  3. Nos catalizadores dos carros há numeração de chassi?

    ResponderExcluir
  4. Nos catalizadores dos carros há numeração de chassi?

    ResponderExcluir
  5. Focus 2014 nao acho por nada a do chassi ja revirei o carro todo sera q é só a plaqueta do parabrisa

    ResponderExcluir
  6. Onde fica o número do chassis do chevette de 4 portas qual a localização

    ResponderExcluir
  7. Onde fica o número do chassis do chevette de 4 portas qual a localização

    ResponderExcluir
  8. Onde fica o número do chassis do chevette de 4 portas qual a localização

    ResponderExcluir
  9. Onde fica o número do chassi do Chevette 4 portas ?

    ResponderExcluir